Clarice Lispector | Celebrando 100 anos de Lispector
Nascida ucraniana mas naturalizada brasileira, Clarice Lispector foi uma jornalista e escritora de grande prestígio no século XX. Desde nova, assim que aprendeu a ler e escrever, Lispector se viu envolvida com a escrita, começando com uma peça teatral e contos infantis.
No entanto, foi aos 23 anos, em 1943, que Clarice publicou seu primeiro livro “Perto do Coração Selvagem”, um romance que foi recebido positivamente pelos leitores e críticos.
“Um nome para o que eu sou, importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser.”
Clarice Lispector
Veja o livro Perto do coração selvagem em:
100 anos de Clarice Lispector
Muitos fãs homenageiam e celebram afetivamente os feitos de Clarice, ainda mais hoje, no centenário da escritora que nasceu dia 10 de dezembro de 1920. A Editora Rocco, responsável por suas obras, dedicou seu perfil do Twitter à Clarice Lispector, bem como uma página em seu site como comemoração.
Clarice não via a escrita como uma profissão ou carreira, pois ela deixa isso claro ao dizer:
“[…] Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros ‘uma profissão’, nem uma ‘carreira’. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis. […]”
Clarice Lispector
No entanto, é considerada uma das principais escritoras com influência na literatura brasileira. E ainda que suas obras sejam vistas por muitos como de difícil leitura, isso não impede que os leitores as apreciem e as compreendam em sua essência.
Por fim, apresento algumas de suas obras mais aclamadas pelos leitores, e espero que, assim como eu, você comemore esse dia deliciando-se com uma leitura de Clarice Lispector.
- Todas as cartas: livro físico e e-book
- Todos os contos: livro físico e e-book
- A hora da estrela: livro físico e e-book
- A paixão segundo G. H.: livro físico e e-book
- Perto do coração selvagem (edição comemorativa): livro físico e e-book