dentro ,

Trovadorismo | Conheça esse movimento poético-musical

Movimento literário

O trovadorismo é um movimento literário poético-musical que surgiu no sul da França em uma Europa ainda dividida por feudos no século XI. 

Os praticantes desse movimento literário, acompanhados de instrumentos musicais e danças, transformavam suas composições poéticas em trovas. As trovas são cantigas, comprovando que a literatura medieval não se limitava à escrita. 

Há uma hierarquia que denomina como nível superior, o trovador, autor das composições, seguido pelo menestrel, considerado o mais instruído e com habilidades artísticas. Depois vem o jogral, cantor popular das canções alheias e por fim o segrel, trovador profissional, conhecido como o cavaleiro que vai de corte em corte.

Movimentei literário
Representação do Trovadorismo na Idade Média por Edmund Blair (1902) – Tristan e Isolde

Os gêneros mais conhecidos das trovas são cantigas de amor, amizade, escárnio e maldizer. No entanto, as trovas também transmitem informações de caráter ideológico e críticas sociais e políticas. 

Contudo, há um outro gênero característico das trovas, a retratação da “vida”, onde muitas vezes, a vida dos trovadores ou o modo de vida na aristocracia feudal, eram dignas de exemplos. Com isso, os praticantes desse movimento transformavam os acontecimentos cotidianos em históricas composições.

Por fim, as trovas apresentam uma sabedoria acumulada por gerações, pois suas diversas composições mostram culturas e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. 

O que você achou?

Escrito por Alana Santos